redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sexta-feira, 05 de janeiro de 2024.

Deixe de fumar agora!

UBSF e UBS de dois bairros da região do Anhanduizinho iniciam tratamento para quem quer largar de fumar

Por Gilson Giordano em 27/02/2019 às 09:35

Nas UBSF da Capital, várias equipes de profissionais capacitados estão mobilizados para ajudar quem quer largar o vício do cigarro (Foto: Divulgação)

Localizadas na Rua Alcides Celso Macheret, 125, no Jardim Paulo Coelho Machado, no bairro Centro-Oeste e na Rua Carlos Silva Almeida, no Loteamento Municipal Parque do Sol, no bairro Lageado, ambos na região do Anhanduizinho a Unidade Básica de Saúde Familiar (UBSF) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Benjamim Asato, são duas entre as demais que estão oferecendo tratamento para os interessados em parar de fumar.

De acordo com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), nos locais acima citados, são oferecidos o tratamento para os interessados em abandonar o vício, conforme o Programa de Controle do Tabagismo, que acontecerá nesta quinta-feira (28) em todos os locais em Campo Grande e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS/UBSF) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau),

Conforme o programada divulgado pela Sesau, além da UBSF Paulo Coelho Machado e UBS Parque do Sol, em fevereiro, mais três novos locais oferecem o atendimento: UBS Caiçara, Carlota e UBSF Mata do Jacinto. A Sesau adota o modelo do Ministério da Saúde, estabelecido como Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que visa no primeiro momento, reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Em Campo Grande, os locais habilitados para atendimento do programa são UBS/UBSF, hospitais e o Centro Especializado Municipal. Em 2018, foram atendidos mais de 570 fumantes que procuraram atendimento para cessar o tabagismo.

O tratamento também é oferecido na UBSF Albino Coimbra, UBSF Jardim Itamaracá, UBSF Jardim Noroeste, UBSF Parque do Sol, UBSF Paulo Coelho Machado, UBS Silvia Regina, UBSF Tarumã, UBSF Vila Fernanda e UBS Caiçara.

As equipes das unidades se mobilizam para captar e orientar os usuários que desejam parar de fumar. O rol de profissionais nestes locais é ampliado quando as unidades contam com Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) que possui psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Na UBS Caiçara foi aberto o segundo grupo pela unidade que já programou mais dois grupos ainda para este ano, sendo um para maio e outro para setembro de 2019.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões